Alinhamento de Expectativas nas Startups

Quando iniciei o trabalho com startups envolvendo a relação entre os sócios (founders e co-founders) a primeira resposta que tinha quando a conversa permeava o tema CONFLITO era algo invariavelmente ligado à negação de sua existência. Ao longo do tempo, observei que existe uma resistência, inerente ao próprio modelo de negócio, de olhar para questões que não estejam diretamente ligadas ao crescimento (exponencial) e que não sejam compatíveis, em um primeiro olhar, com a velocidade Leia mais…

Mediação de conflitos no condomínio

Confusões e atritos entre condôminos, problemas para aprovar regulamentos, moradores que importunam continuamente a comunidade. Tudo isso pode ser resolvido na Justiça, como sabemos. Porém, há um outro caminho mais econômico, prático e rápido para resolver esse tipo de questão: a mediação de conflitos. Com esse método de resolução de disputas, o mediador, através da aplicação de técnicas e ferramentas colabora para que a desavença se transforme em entendimento, com validade jurídica, entre todos os Leia mais…

relações organizacionais

Dinâmica nas relações organizacionais

Somos todos diferentes e complementares e isso, em pleno 2018, já sabemos muito bem. O que ainda temos dificuldade de trabalhar é a gestão positiva advinda desta diversidade de visões, culturas, crenças e valores. Em muitos momentos conseguimos enxergar o potencial dessa multiplicidade. Mas armadilhas podem acabar aparecendo no meio do caminho… afinal estamos falando de pessoas. 😉 Minhas andanças do dia a dia têm mostrado que essa não é uma tarefa trivial e que Leia mais…

Como Falar Para Seu Filho Ouvir

Papos e práticas

“Como falar para o seu filho ouvir e como ouvir para o seu filho falar”, esse é o título do livro escrito por Adele Faber e Elaine Mazlish. Antes de mais nada, devemos dizer que é um livro incrível (#ficadica)! Muito bacana para leitura dos pais e mães de plantão!!! Nós da Burithi já lemos algumas vezes e sempre encontramos dicas interessantes que nos ajudam a solucionar qualquer tipo de conflito e não apenas os relacionados diretamente a Leia mais…

Caminhoneiros parado na estrada. FOTO: THIAGO GOMES / AG. PARÁ DATA: 29.05.2018 MARITUBA - PARÁ

Caos: a falta do diálogo

“Existem 3 formas de resolver um problema: você pode resolver a partir da força, e quem tem mais poder consegue o que quer; pode resolver a partir do direito, levando o problema aos tribunais; ou pode resolver na base do interesse, discutindo o que cada um precisa“. Essa frase é do antropólogo americano William Ury, especialista em negociações nos cenários mais conturbados do mundo. Mas é perfeitamente aplicável para esse momento que estamos atravessando no Leia mais…

album da copa e algumas figurinhas

World Cup 2018

O álbum da Copa da Rússia virou febre entre a garotada! Meninos e meninas de diversas idades saem correndo às bancas a procura de figurinhas para completar o álbum. Muito embora o momento seja bom para os donos das bancas de jornais, elas não são as únicas fontes de se obter as tais figurinhas. Aliás, após o investimento em alguns pacotinhos, o monte das repetidas já começa rapidamente a crescer… Na tentativa de diminuir o Leia mais…

Fachada de concessionária Hyundai

O fator humano na esfera empresarial

Recente notícia divulgada pelo site UOL aponta a provável separação entre a Hyundai e o Grupo Caoa. Hummm… e o que isso tem a ver com a gestão de conflitos? Segundo a reportagem, a relação entre as duas empresas já estava desgastada, contudo, o ponto da discórdia teria sido a aliança entre o Grupo Caoa e a Chery, onde o Grupo Caoa passou a adotar o nome composto Caoa Chery. Diz ainda a matéria que Leia mais…